Ton Sur Tom

07/17/2014
Tendências
Nenhum Comentário

História dos Cabelos

DESCRIPTION

Desde sempre,ao longo da história das civilizações os cabelos  tem representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentáculo da beleza, do fascínio, da sedução e ,às vezes, até mesmo do poder e da força…e, nos dias atuais, a mesma cabeleira conserva ainda um profundo valor simbólico.

Os cabelos sempre se constituíram como o principal  adorno do rosto e historicamente para as mulheres  como símbolo de sedução e para os homens  como demonstração de força.

Na Grécia antiga, oferecer os cabelos  aos deuses representavam  um ato supremo.

No Egito antigo distinguiam-se  os faraós socialmente  por suas perucas, já  para os muçulmanos manter uma pequena mecha no alto da cabeça era o ponto para que Maomé os conduzisse ao paraíso.

farao

Berenice cortou seus cabelos e os ofereceu em sacrifício à Afrodite, para que seu marido Ptolomeu voltasse ileso da guerra da Síria.

berenice

Na mitologia hindu os cabelos de Shiva mostram as direções do espaço e figuram em todo o universo.

shiva

Afrodite cobria sua nudez com a loira cabeleira e Sansão derrotou os filisteus quando recuperou seus fios preciosos.

afrodite

Desde os escalpos indígenas até os cabelos das mulheres acusadas de ligação com as tropas alemãs da 2a  guerra mundial, a cabeleira dos vencidos foi sempre exibida como troféu.

Por outro lado, enquanto os cabelos estiveram associados à ideia de força e beleza, a calvície ficou ligada ao conceito de sabedoria. Assim, os sacerdotes egípcios tinham a cabeça raspada como símbolo de desapego.

sacerdote

Sócrates tinha orgulho da falta de seus cabelos.

Na França, o Rei Sol Luiz XIV usava diariamente uma peruca para cobrir sua cabeça.

rei sol

O swami Pandarana Sannahdi , do mosteiro de Madras, na Índia, tinha em 1949, uma cabeleira de 7,92 metros de comprimento!

suani

De qualquer forma, na civilização atual os cabelos perderam muito da função remota protetora, mas ainda marcam muitos pontos nos itens “Beleza & Sedução”.

Até hoje uma bela cabeleira denota força, situação social e poder.

Cabelos e Personalidade

Mas, tudo isto è ainda redutivo e não basta para explicar o fato de que desde sempre ,ao longo da história das civilizações, a cabeleira tenha representado um elemento fundamental da personalidade humana, sustentáculo da beleza, do fascínio, da sedução e ,às vezes, até mesmo do poder e da força…e de como, nos dias atuais, a mesma cabeleira possa conservar ainda um profundo valor simbólico.

O fato é que estamos ancestralmente habituados a considerarmos os cabelos como um “atributo sexual” e, se os cabelos não existem mais, podemos viver esta “condição” como uma regressão a um estado semelhante aquele infantil, no qual os sexos e os papeis a serem desempenhados, com os consequentes direitos e poderes que estes comportam, não estão ainda bem diferenciados.

A perda dos cabelos é, portanto inconscientemente vivida como uma espécie de castração, uma perda da virilidade, da força (mito de Sansão), da juventude, da masculinidade ou da feminilidade do indivíduo.

 

A instituição da “tonsura” em algumas ordens monásticas tem um profundo valor simbólico: renunciar aos cabelos para manifestar a própria indiferença às instâncias mundanas”

tonsura

Mas foi Hipócrates, também um calvo célebre, quem estudou pioneiramente a alopécia relacionando-a à outras características físicas.

É  compreensível que as doenças do cabelo e do couro cabeludo representem um preocupante problema existencial que coloca em discussão a imagem física e o estado psíquico dos homens e das mulheres atingidos por estas afecções.

Os cabelos, tornam-se  rapidamente uma fonte de desespero quando começam  a perder volume em fase de rarefação.

A calvície é um problema que atinge somente na Itália cerca de nove milhões de pessoas, interessando, de forma mais ou menos grave, 20% dos jovens machos (20/30 anos) e 50% dos homens acima dos 50 anos. Esta grande difusão faz com que no homem, a calvície seja considerada um fenômeno parafisiológico e, em consequência normal.

A  Itália é dos países com  um dos maiores centros de pesquisa em Tricologia e  referencia em estudos associados a couro cabeludo e fibra capilar.

italia

Ton Toffanello – Tricologista /Visagista – Hair Stylist ha  34 anos

Comments

Add a comment to this post